Confira: 5 dicas para comprar um imóvel!

Após decidir comprar um imóvel, muitas pessoas não sabem muito bem o que fazer. 

É preciso organizar-se para fazer esse sonho acontecer e, pensando nisso, preparamos 5 dicas para auxiliar na compra do imóvel dos seus sonhos!

Confira as dicas e boa leitura!

 1) Elabore um planejamento financeiro para compra do imóvel

Separa caneta e papel, ou abra uma planilha no Google Planilhas e elabore um planejamento financeiro antecipado de como você espera conduzir suas finanças nos próximos meses e, principalmente, se o financiamento de um imóvel através do crédito imobiliário cabe no seu bolso, por exemplo.

Coloque nessa planilha, todas as suas dívidas, considerando sinceramente as informações cruciais e que motivam esse planejamento. Pense sobre pontos importantes como:

  • Que tipo de imóvel quero comprar?
  • Quando pretendo comprar?
  • Como vou pagar?
  • Quanto vai custar?

Esses e outros questionamentos tendem a variar muito,  uma vez que cada pessoa possui uma vivência e necessidades diferentes.

Conheça e priorize suas necessidades: trace um plano onde seus sonhos de curto, médio e longo prazo estejam presentes e organize-os, dividindo um grande sonho, em pequenas etapas, que lhe permitam colocá-las em ação.

 2) Estabeleça quanto quer investir no imóvel

Outro fator importante na compra de um imóvel é estabelecer o valor disponível para investir.

Não é preciso ter receio de dividir com o consultor imobiliário o quanto de investimento você tem disponível para a compra do imóvel.

Quanto mais ele souber o seu perfil de compra e os valores disponíveis para investir, mais assertivas serão as recomendações que ele fará para você.

 3) Defina o tipo de imóvel que está buscando

Alguns pontos são mais cruciais do que outros na hora de escolher um imóvel, mas, como toda busca, comece de dentro para fora, o importante é saber o que você está buscando e o que priorizar nesse momento.

Os fatores mais importantes para a maioria dos compradores gira em torno de fatores como:

Localização: agende visitas ao local com disponibilidade de tempo e observe criteriosamente a localização escolhida, se possui fácil acesso a outras regiões, se é tranquila ou movimentada, como está a infraestrutura do bairro, disponibilidade de serviços, etc.

Área (M²): ao visitar o imóvel, verifique se a metragem anunciada pelo vendedor corresponde com a realidade.

Dica bônus: quando for realizar visitas aos imóveis, carregue consigo uma trena para medição, seja para medir e comparar a extensão do imóvel com o anúncio, ou mesmo idealizar e projetar como seria a acomodação dos seus bens na residência.

Segurança: uma pesquisa no Google sobre o bairro escolhido, pode lhe permitir acesso a notícias e informações sobre a segurança e os índices de criminalidade no bairro escolhido. Não dispense uma conversa franca com quem mora ha mais tempo no local. O consultor imobiliário também pode ajudar a entender como funciona o dia a dia dos moradores.

Conveniência: é um dos requisitos que valorizam um imóvel, e morar em uma localização que conta com comércio próximo é um privilégio que, no cenário atual da sociedade, muitos buscam, devido ao fato de estarmos todos muito atarefados, correndo contra o tempo e buscando simplificar a rotina consumindo localmente.

Preço: Confira sempre quais os valores das taxas de IPTU, se há taxas condominiais, entre outros requisitos específicos.

4) Busque conhecer a região: converse com os vizinhos do imóvel escolhido 

Conte com hospitalidade de seus futuros vizinhos para conhecer melhor a região, iniciando assim, um amigável relacionamento, de confiança mútua, colocando-se á disposição dos mesmos.

Conheça com calma a região escolhida e sempre faça perguntas abertas como: o que você acha de morar nesse bairro? Qual sua opinião sobre a segurança dessa região?

Essa pode ser uma maneira de conseguir extrair mais informações, ao contrário de perguntas fechadas como: você acha bom morar aqui?

A chance da pessoa responder sim ou não é alta e você não saberá avaliar direito a opinião daquele morador.

5) Priorize imóveis que tragam qualidade de vida 

Um estudo analisou fatores positivos relacionados ao aumento da qualidade de vida com a presença da vegetação no meio ambiente urbano, que favorece não apenas aos fatores ambientais, sociais e econômicos, como também influenciam na saúde da população.

Mesmo que não seja viável comprar um imóvel com área verde ou próximo à natureza,  priorize aqueles que possibilitem maior qualidade de vida.

Se o imóvel escolhido estiver próximo de espaços destinados a atividade física, já será uma excelente escolha, que  pode impactar sua rotina, hábitos e saúde.

 Os efeitos positivos do contato com a natureza foram observados em relação à longevidade, doenças cardiovasculares, obesidade, saúde mental, qualidade do sono, recuperação de doenças e desfechos de natalidade, por isso, priorizar o seu futuro em um lar que lhe proporcione bem-estar e saúde é essencial.

Quer descobrir os melhores imóveis da região? 

Fale conosco e conheça um de nossos consultores para ter acesso às melhores oportunidades de negócio!

A Rede Provectum possui imóveis exclusivos, com condições especiais.