Tudo o que você precisa saber sobre o IPTU

Quando você está prestes a realizar o sonho de comprar a sua casa ou apartamento próprio, é preciso estar ciente do valor de entrada, preparar-se financeiramente e, principalmente, sobre o IPTU, que é uma taxa cobrada anualmente pelas prefeituras para cobrir benefícios que o Poder Público concede para o seu imóvel, como abastecimento de água, sistema de saneamento, iluminação pública, entre outros.

Todo proprietário de imóveis urbanos, seja casa, sala comercial, apartamento ou qualquer outro tipo de propriedade, deve pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano todo ano. Lembrando que cada imóvel possui seu próprio IPTU, então um proprietário que possua mais de um imóvel deverá pagar um imposto para cada um.

Selecionamos três informações essenciais sobre o IPTU para que você possa se organizar financeiramente!

Dicas importantes sobre o IPTU

O que acontece se não pagar?

Você recebe uma multa e os juros podem variar de acordo com cada prefeitura. Porém, é possível negociar os valores. 

Existe a possibilidade de isenção?

Sim, mas cada cidade tem suas próprias regras. A isenção geralmente considera a idade, renda, tamanho do imóvel, valor do patrimônio, entre outros. Aposentados e pensionistas, em alguns casos, podem também ter a isenção do pagamento do IPTU.

Em todo caso, é importante verificar com a prefeitura quais são as possibilidades de isenção.

É possível rever o valor?

Sim! Caso você não concorde com o valor do tributo e queira uma reavaliação, basta procurar a sua prefeitura no prazo estabelecido para rever o imposto. 

Gostou da dica que demos sobre o IPTU? Você pode conferir outros artigos no blog da Rede Provectum!