Você sabe como usar a máscara corretamente?

Com a volta do comércio em Campinas, mais pessoas vão para as ruas, mas nem por isso que o cuidado deve ser algo para se deixar de lado, já que ainda vivemos em uma situação de pandemia e nenhum medicamento efetivo foi encontrado para o tratamento do COVID-19.

Ainda é muito comum ver pessoas utilizando máscaras de maneira incorreta, seja desprotegendo o nariz, penduradas no queixo ou, no pior dos casos, sem máscara alguma para se proteger.

E é por isso que nós da Provectum decidimos escrever este artigo sobre como fazer o uso de máscaras corretamente para proteger não só você, como também outras pessoas que estão à sua volta. E se achar pertinente, compartilhe este artigo com seus amigos e familiares para que eles tomem ciência e se protejam deste vírus tão perigoso!

Utilizando máscara de forma correta

  • Use máscara todas as vezes em que você estiver fora de casa e próximo a outras pessoas a menos de três metros e em aglomerados, dentro ou fora de escritórios.
  • O tipo de máscara a ser usado depende do tipo de exposição que você tem. No trabalho em casa ou em escritório, os riscos são menores, e no dia a dia você pode usar máscaras de pano, de acordo com a recomendação da OMS.
  • A máscara deve tampar completamente as narinas e a boca e estar bem fixada ao rosto, para não ficar caindo. O importante é evitar que secreções expelidas atinjam a boca e as narinas.
  • Manipule sua máscara somente pelo elástico, tanto para colocar ou tirar, como para ajustar em seu rosto. Evite segurar na parte externa do tecido (ou outro material) e, muito menos, no meio.
  • O ideal é que você não tire a máscara ou a desloque se estiver em ambiente externo. Mas se tiver de comer, beber ou ingerir algum remédio enquanto estiver usando, este deslocamento deve ser feito pelo elástico. Se, por acaso, você tocar o tecido da máscara, higienize imediatamente (ou assim que possível) as mãos depois, com álcool gel ou água e sabão.
  • Ao chegar em casa, higienize as mãos e tire a máscara, pelo elástico. Se ela não for descartável, coloque-a dentro de um saco plástico, até que possa ser lavada.  Máscaras de uso único devem ser descartadas em lixo comum, com tampa fechada. Elas não devem ficar expostas ao ar livre.
  • Máscaras de TNT, descartáveis, devem ser usadas uma única vez e, no máximo, por duas horas, pois o calor e a umidade vão tirando a integridade do material. As de pano podem ser reutilizadas e lavadas a cada uso, quando a pessoa chegar em casa. As únicas máscaras que podem ser lavadas em casa são as de pano, seguindo processo normal de lavagem doméstica, com água e sabão.

Com o uso de máscaras, você ajuda a evitar que a propagação do vírus seja muito maior, além de te proteger e proteger também as pessoas à sua volta. Saia de casa de forma consciente e nunca se esqueça de higienizar as mãos, evite tocar no rosto e juntos iremos combater esta pandemia!