Calculadora de Financiamento Imobiliário
Descubra qual valor de parcela cabe no seu orçamento de forma rápida e prática.
O seguro residencial é muito pouco usado no Brasil. Se por um lado é muito comum a contratação de um seguro automotivo, por outro, o seguro de residências ainda é muito pouco lembrado, embora seu custo, em geral, é muito inferior ao do seguro de automóveis. Como ele funciona? Vale a pena contratar um seguro desse tipo?
O seguro de residências pode ter uma abrangência ampla. Ele serve não apenas para proteger a estrutura de uma residência, mas também pode cobrir todos os equipamentos e eletrodomésticos nela contidos. Tudo depende da cobertura e do plano que forem contratados.
Nas residências, os seguros mais comuns são aqueles contra incêndios, quedas de raios, vendavais, roubos e furtos. O seguro protege a estrutura física do imóvel e sua cobertura pode ser estendida a todos os objetos que estiverem dentro do imóvel. Você pode escolher essa opção na hora da contratação.
O cálculo do valor do seguro é efetuado em função do valor do imóvel e de uma estimativa do valor dos bens. Um perito da seguradora faz uma vistoria no imóvel e emite o seu parecer. Em função dele, o cálculo do seguro é elaborado.
A análise do risco irá pesar nesse cálculo, mas em geral, ele é muito menor do que os riscos envolvidos no caso dos automóveis. Por isso o seguro residencial costuma ser mais barato.
Uma atenção especial merece ser dedicada ao contrato: nele constarão todos os itens cobertos e em quais casos de sinistro. É muito importante avaliar muito bem todas as suas cláusulas. Evite o risco de ocorrer um acidente com sua casa e, na última hora, constatar que uma determinada circunstância não tinha cobertura garantida.
E se por acaso ocorrer algum sinistro em sua residência (incêndio, raio, furto etc.), convém entrar em contato imediatamente com a seguradora. Lembre-se que qualquer modificação nas condições da residência, nesses casos, pode complicar o processo de ressarcimento dos bens. Mantenha as condições tal como estão nos casos de sinistro.
Imagem: iStock