Benefícios de Alugar um Apartamento Mobiliado
A Rede Provectum conta com uma ampla variedade de apartamentos mobiliados para locação em Campinas,..
Você já deve ter visto todas essas expressões – área útil, área privativa, área comum e área total – e elas podem ter gerado alguma confusão, não é? Nos apartamentos em condomínios, essa confusão é ainda mais comum.
Conheça um pouco mais sobre todas elas, que são conceitos importantes! Muitas vezes, o valor do condomínio ou do IPTU são calculados em função de alguma dessas áreas, e isso é importante para o seu controle.
Área privativa
É a área de uso exclusivo de um proprietário, ou seja, corresponde à área total de um apartamento. É a área mais usada para efeitos de tributos e taxas individuais. Também é a mais usada no mercado imobiliário para informar sobre as dimensões de cada unidade de apartamentos.
Mas é importante entender que, neste cálculo é levada em conta a área total de um apartamento, incluindo as espessuras de suas paredes. Portanto, na prática, a área privativa não é a área total que os moradores têm disponíveis para uso. Ela apenas quantificada as dimensões totais de um imóvel.
Por isso, é preciso estar atento: a área aproveitável será menor que a área privativa, sobretudo nos casos dos apartamentos que possuem muitas paredes para dividir ambientes, ou naqueles mais antigos, em que as paredes têm grande espessura.
Importante: vagas de garagens e cômodos de despejo são incluídos no cálculo da área privativa.
Área útil
A área útil também corresponde à área de uma unidade de um apartamento, porém desconsidera as espessuras das paredes. Ela é calculada somando a área de todos os cômodos, medidos em suas paredes internas.
Por isso, por não levar em conta as espessuras das paredes, a área útil é sempre inferior à área privativa. A área útil corresponde ao que muitos chamam de “área da vassoura”, ou seja, a que abrange todos os espaços em que é possível varrer um imóvel.
A área útil não é muito usada em documentos técnicos. Mas, para o morador, seu conhecimento é útil para saber quanto de espaço aproveitável ele tem disponível. Isso é especialmente importante nos casos em que ele deseja reformar todos os pisos, por exemplo.
Área comum
Em um condomínio, a área comum é o conjunto de espaços que todos os moradores podem frequentar.
Na área comum são incluídas, por exemplo, as áreas de lazer (piscinas, quadras, academias, churrasqueiras etc.) e os espaços de circulação comuns (hall de entrada, escadas, corredores, elevadores etc.).
Área total
Cada apartamento de um condomínio possui uma fração da área comum, dividida por igual entre todas as unidades, independente do seu tamanho. A conta é simples: basta usar o valor da área comum e dividir pela quantidade de unidades.
A área total de um imóvel, portanto, corresponde à área privativa mais a fração da área comum que é dividida entre todas as unidades.
Por conta disso, muitos empreendimentos criam uma confusão: eles apresentam um imóvel com a sua área total, e não com a sua área privativa. Isso torna confuso o entendimento, pois a área total é sempre maior que a privativa, e o espaço privado a que cada um irá usufruir, na prática, é menor do que o esperado.
Imagem: iStock