Calculadora de Financiamento Imobiliário
Descubra qual valor de parcela cabe no seu orçamento de forma rápida e prática.
Campinas está entre as maiores e mais bem localizadas metrópoles do país. Devido a essas características, os imóveis na cidade valorizaram cerca de 200% nos últimos dez anos. Em algumas regiões, os valores equivalem aos encontrados em cidades como Nova York e Miami.
A inserção da população de baixa renda no mercado imobiliário fez com que essa valorização se espalhasse de maneira uniforme pelo município. De acordo com o diretor de compra e venda do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi), Rodrigo Coelho, em entrevista ao portal G1, as facilidades de crédito e a ascensão das classes econômicas C e D também foram importantes para ampliar o preço dos imóveis no mercado campineiro.
Nos bairros nobres, como Cambuí e Alphaville, os imóveis triplicaram de valor. A valorização está relacionada à infraestrutura que essas regiões oferecem: saneamento básico, proximidade com centros comerciais, rotas de trânsito, entre outros fatores. Até mesmo em locais mais afastados, as casas, apartamentos e terrenos têm valorização superior à de outras metrópoles do país.
Segundo levantamento do Secovi, entre junho de 2009 e julho de 2013, Campinas teve lançamento de 13.232 imóveis. No entanto, as ofertas continuam menores que a demanda.
Essa valorização confirma que a compra de empreendimentos na região metropolitana de Campinas deixou de ser uma necessidade e se tornou um investimento.