Calculadora de Financiamento Imobiliário
Descubra qual valor de parcela cabe no seu orçamento de forma rápida e prática.
Investir em imóveis voltados à sua locação pode ser uma alternativa rentável para você ter rendas extras. Desde que tudo seja muito bem planejado e todas as contas sejam bem feitas. Leia a seguir algumas dicas para tirar proveito deste tipo de investimento, independente de você querer alugar por temporada ou por períodos mais longos:
Estude os locais de maior demanda
Há bairros em todas as cidades que costumam apresentar maior demanda por imóveis para alugar. Os motivos são vários, como a proximidade a uma praia, a um local de atração turística, a um local de fácil deslocamento por transporte público ou a instituições de ensino superior. Converse com um especialista para saber quais são essas regiões e aposte nelas.
Aproveite os lançamentos de imóveis
Se você não tem urgência em gerar renda com a locação de um imóvel, a compra de um imóvel na planta é uma ótima opção para adquirir um imóvel para locação. Seu custo costuma ser inferior ao de um imóvel pronto, mas você só receberá o aluguel assim que as chaves forem entregues. Se o imóvel estiver em um bairro de ótima procura, vale a pena começar a fazer as contas.
Imóveis usados com ótimo preço
Há situações em que é possível comprar um imóvel usado por um excelente preço, mesmo que ele não esteja em um bom estado. Por isso, bons descontos podem ser negociados. Logicamente, o valor da reforma deve entrar em seus cálculos para estudar a viabilidade de comprar esse imóvel para alugá-lo. Mas aí podem haver boas oportunidades. Vale a pena garimpar imóveis com ótimo preço nos portais de imóveis, como o da Rede Provectum.
Qual valor devo pedir pelo aluguel?
Consultar um corretor de imóveis sempre torna mais precisa a tarefa de estimar um valor de locação de um imóvel. Você pode tomar como referência os valores cobrados por vizinhos, mas há muitos fatores que podem interferir nesse preço, como o estado geral do imóvel, sua localização, sua vista, a qualidade dos acabamentos, entre outros. Converse com um especialista para não errar nas contas.
Mobiliado ou não?
É melhor investir em uma mobília básica, como mesas, cadeiras, estantes, cama, geladeira, fogão etc. Imóveis mobiliados são mais atraentes para a locação, pois quem aluga um imóvel vai preferir uma opção que já permita usar rapidamente o espaço. Especialmente se for um imóvel para locação por temporada.
A dica é investir o suficiente para adquirir móveis "neutros" (ou seja, com estilos que possam agradar a mais pessoas) e de qualidade duradoura, ainda que não sejam mais baratos que móveis de segunda linha. Em longo prazo, o investimento compensa.
Coloque todas as regras em contrato
Além de obedecer às regras do condomínio, será mais seguro fazer uma locação com regras bem claras. Elas devem ser mostradas ao candidato a inquilino antes de se assinar qualquer contrato. Conte com a ajuda de um advogado ou do corretor para preparar um conjunto bem definido de regras para o aluguel do espaço. Isso irá poupar problemas no futuro.
Imóveis do Minha Casa Minha Vida não podem
Para alugar um imóvel segundo as regras do mercado, é preciso que esse imóvel tenha sido adquirido conforme essas regras. Por isso, não é possível comprar um imóvel do Minha Casa Minha Vida, que tem uma série de subsídios do governo em seu preço, e depois ganhar alugando esse espaço. Os imóveis do Minha Casa Minha Vida só podem ser destinados a quem vai comprar o imóvel para residir nele, e nunca para investimento.
Imagem: iStock