Como deixar a casa acessível para idosos?

Você sabia que, de acordo com dados do IBGE, cerca de 4 milhões de idosos vivem sozinhos no Brasil, e quando o assunto envolve acidentes domésticos, segundo o Ministério da Saúde, 70% dos acidentes envolvendo pessoas acima de 60 anos acontecem dentro das próprias residências? Por isso é preciso deixar a casa acessível para idosos, para que o risco de acidentes domésticos possa ser reduzido. 

Então, no Dia dos Avós, colocamos dicas especiais para deixar a casa acessível para idosos! Confira! 

Dicas para deixar a casa acessível para os idosos

Pisos

Na hora de escolher um piso, é preciso tomar cuidado para que eles não sejam fáceis de escorregar ou que tenham algum desnível. A dica é utilizar acabamentos com texturas que possam evitar que isto aconteça, como pisos antiderrapantes.

Vale lembrar que tapetes também contribuem para a quedas, evite ao máximo utilizá-los em casa. 

Banheiro

Sendo um dos lugares onde há maior chance de acidentes, é fundamental que o banheiro tenha barras de apoio para oferecer mais segurança aos idosos. Você pode instalar as barras ao redor do banheiro, especialmente no box. Recomenda-se colocar as barras próximo ao vaso sanitário e também à pia.

Além das barras, você pode colocar um tapete antiderrapante para evitar ao máximo as chances de queda durante o banho. 

Necessidade de espaço

Procure deixar os cômodos da casa espaçados, ou seja, evite os armários, plantas e cadeiras espalhados. Não se esqueça de deixar os fios de eletrodomésticos e ligações sempre presos às paredes. Principalmente próximo às portas, evite qualquer móvel fora do lugar para que o idoso não tropece. O ideal é facilitar a circulação do idoso.

Iluminação

Com a visão um pouco mais limitada, pessoas idosas precisam de ambientes mais iluminados e que possam ter fácil acesso aos interruptores. Lembre-se de incluir lâmpadas em todos os cômodos da casa, não se esquecendo da área externa e corredores. 

Instale interruptores onde há a fácil visão para ligá-los e, no quarto, coloque ao lado da cama, assim, se precisar levantar no meio da noite, o idoso poderá acender a luz mais facilmente. 

Área externa

Caso a casa tenha uma área externa, é preciso tomar cuidado por causa da exposição de chuvas. Por isso, coloque pisos antiderrapantes e, se possível, coloque também sinalização para desníveis ou degraus. 

Mude a altura das tomadas

Pessoas idosas podem ter dificuldades para se abaixar. Portanto, deixar tomadas mais altas vai facilitar a vida dessas pessoas e ainda trazer muito mais segurança.

Caso o imóvel tenha tomadas baixas, basta comprar extensões discretas para deixá-las mais acessíveis.

Gostou das dicas de como proteger pessoas idosas de acidentes domésticos? Para mais artigos, acesse o blog da Rede Provectum!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar e recomendar conteúdo. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.