Campinas entra no Top 10 do Ranking Imobiliário e atrai Investidores
Campinas se destaca no Ranking Imobiliário 2025, entra no Top 10 de lançamentos e se..
Você sabia que as cores têm um papel muito importante na influência sobre as emoções e o comportamento das crianças? As cores possuem uma capacidade de influir na psicologia humana, que afeta adultos e crianças.
Por isso, é importante conhecer mais sobre essa capacidade das cores, e como cada uma afeta as nossas emoções, antes de escolher a melhor opção para os seus filhos.
Como as cores influem na psicologia humana?
Todas as cores possuem componentes que são decifrados pelo nosso cérebro. Temperatura, matiz e saturação são os mais comuns.
Nossos olhos são capazes de detectar esses componentes presentes nas cores. Estas informações são enviadas ao nosso cérebro, que possui uma área específica para decifrar as cores.
A informação sobre as cores é enviada ao cérebro na forma de impulsos cerebrais, que por sua vez, alcançam também glândulas reguladoras dos nossos hormônios. Essas reações das glândulas produzem respostas emocionais e psicológicas.
Quais são as reações mais comuns das cores?
Dessa maneira, cada cor tem uma capacidade diferente de influir nas nossas emoções. Leia a seguir quais são as mais comuns. Vale lembrar que todo excesso provoca exagero nas reações. Dê prioridade a seus tons mais suaves, com equilíbrio.
Amarelo: Cor luminosa, que faz alusão ao sol. É uma cor alegre, associada à felicidade. O amarelo é uma cor estimulante à inteligência, própria para os quartos das crianças ou para locais de lazer ou de estudo.
Verde: é uma cor associada à natureza, e por isso, transmite paz. Seus tons colaboram para transmitir sensações de mais serenidade e tranquilidade.
Azul: é uma cor mais fria, e por isso, contribui para tornar qualquer ambiente mais relaxante e repousante. É também uma cor associada à criatividade, e por isso, seus tons também podem ser usados para decorar quartos infantis.
Vermelho: cor vibrante, que estimula as emoções. O vermelho está ligado à paixão, aos sentimentos fortes, ao amor. É uma cor que estimula as ações, ou seja, tem o efeito oposto ao de uma cor mais repousante. Pode não ser uma boa opção para crianças hiperativas, por exemplo.
Laranja: é uma cor associada à memória, à reflexão. Não à toa é muito usada por instituições de ensino. No quarto das crianças, o laranja pode originar um efeito ligado ao aprendizado.
Rosa: cor leve, suave, relaxante. O rosa também é uma cor que colabora para acalmar os ânimos da criançada.
Roxo: Os tons de roxo mais suaves costumam estar associados à espiritualidade, e por isso, é considerada uma cor que transmite paz de espírito.
Conhecendo melhor a influência das cores, você pode criar um estilo de decoração para o quarto das crianças que seja mais adequado ao temperamento dos pequenos. Procure equilibrar e harmonizar bem os tons. Além de mais bonito, o quarto das crianças ainda irá contribuir para o seu bem-estar em casa.
Imagem: iStock