Os Melhores Apartamentos no Parque Industrial em Campinas
Na Rede Provectum, temos uma ampla seleção de apartamentos no Parque Industrial para atender diferentes..
O registro de contrato de imóvel é uma das etapas mais importantes em casos de locação, financiamento ou compra e venda. Apesar de não ser uma obrigação prevista em lei, ela garante a segurança, confiabilidade e atribui valor jurídico ao contrato firmado entre os envolvidos.
À primeira vista, a quantidade de burocracias envolvidas em processos imobiliários pode deixar muitas pessoas confusas e desgastadas. No entanto, saiba que elas são essenciais, pois, sem essas exigências, você está fadado a possíveis dores de cabeça, como descumprimentos em relação à entrega e juros abusivos.
Por isso, veja como fazer um registro de contrato de imóvel para proteger seus interesses, direitos e deveres.
O registro é um procedimento que assegura o valor e força jurídica do seu contrato imobiliário. Ele impede o risco de fraudes e garante que todos os pontos abordados sejam cumpridos, em casos de inadimplência, falta de pagamento dos valores acordados ou descumprimento de cláusulas, por exemplo.
Todos os tipos de contrato podem ser registrados, mas, quando falamos no cenário imobiliário, os mais comuns são os de locação, compra e venda e financiamentos.
De acordo com a Lei nº 6.015/73, em até 20 dias, o registro de contrato de imóvel passa a valer, segundo a data em que foi firmado entre ambas as partes. A partir daí, ele se torna público e garante que, mesmo extraviado, todos os dados contidos permaneçam legais e armazenados por período indeterminado.
Esse tipo de registro é o mais indicado para trazer legitimidade a transações imobiliárias. Afinal, todas as operações precisam de transparência e valor, segundo os direitos e interesses econômicos dos envolvidos.
Dessa forma, o registro de contrato garante:
Há duas maneiras de realizar o procedimento. Veja:
A Central Nacional de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RTDPJBrasil), permite que você registre seu contrato de forma eletrônica.
Nesse caso, os trâmites são muito mais ágeis e rápidos, já que todo o processo, inclusive a assinatura, são feitos online.
Quem deseja realizar o processo presencialmente pode ir ao Cartório de Registro e Ofícios de Imóveis da cidade.
Ao emitir do contrato junto ao órgão, o comprador tem até 30 dias para recolher assinaturas, realizar o pagamento da taxa e registrar o documento.
O registro de contrato é pago. As taxas variam, segundo as definições descritas pelos Tribunais Estaduais de cada localidade brasileira.
Quem vai garantir o primeiro imóvel tem desconto no pagamento, de acordo com a Lei nº 6.015/73.
O registro é uma maneira eficiente e segura de manter todos os seus direitos em dia e evitar possíveis dores de cabeça. Agora, realizar o sonho da casa própria vai ser muito mais fácil!
Ainda está procurando o lar ideal? Aproveite e conheça nosso catálogo de imóveis! Fale com nossos consultores e conheça todas as possibilidades que a Rede Provectum oferece.