Calculadora de Financiamento Imobiliário
Descubra qual valor de parcela cabe no seu orçamento de forma rápida e prática.
Em tempos de crise, a permuta de imóveis tornou-se um tipo de negócio mais comum, com mais operações deste tipo sendo realizadas. Mas, e se meu imóvel estiver ainda sendo financiado? É possível permutar um imóvel ainda não quitado?
Para responder a esta pergunta é preciso compreender como funciona o mecanismo do financiamento. Normalmente, a instituição financeira exige uma série de documentos, comprovantes de sua renda e capacidade de pagamento, avalia o imóvel e exige algo como garantia (normalmente é o próprio imóvel).
Estando tudo correto, o financiamento é aprovado, você recebe o crédito e começa a pagar as parcelas. O financiamento está atrelado ao bem e à sua pessoa física.
Para que um imóvel financiado seja oferecido em uma permuta, é necessário transferir o financiamento ao futuro proprietário que está disposto a aceitar o imóvel. Aí é que está a questão: neste caso, o banco terá que fazer uma nova análise de crédito do candidato ao imóvel para avaliar a sua capacidade de pagamento.
Em outras palavras, será preciso transferir o financiamento a um novo pagador. E a mesma avaliação de crédito feita para o primeiro proprietário terá que ser feita para o novo interessado.
Ao final, o banco pode aprovar ou não a transferência do financiamento. Não é, portanto, um processo simples. Há chances de o negócio não ocorrer por uma não aprovação do crédito ao novo comprador.
Assim, envolver um imóvel financiado em uma permuta pode ser complicado. Pode ser mais fácil vender o imóvel, quitar a dívida, e usar a verba restante para dar de entrada em um outro imóvel, buscando-se um novo financiamento. Em último caso, converse com o gerente de seu banco e avalie com ele a melhor solução para o seu negócio.
Imagem: iStock