Como proteger o seu condomínio no período de chuvas

O verão é caracterizado pelo aumento das temperaturas e dos índices de chuva. E vimos recentemente em Campinas que, em Janeiro, choveu cerca de 325 mm em 17 dias. E quando falamos em proteger o condomínio no período de chuvas, é preciso prestar atenção em algumas dicas. 

 Problemas de enchentes, desabamentos, queda de árvores e raios deixam vítimas e comprometem a rede de energia elétrica e internet. Este tipo de condição climática chama a atenção dos síndicos para averiguar se a conservação da infraestrutura e das manutenções estão de acordo para que não haja problemas futuramente.

Pensando nisso, selecionamos algumas ações importantes que devem ser feitas em seu condomínio no período de chuvas. Confira!

Checklist de como proteger o condomínio no período de chuvas

Revise os equipamentos eletrônicos

Revise todos os quadros de elétrica, bem como o sistema de segurança abastecido pelo gerador (em caso de falta de energia). Não esqueça de ver também os portões e se o sistema elétrico/eletrônico está protegido das chuvas, aterrado e se está sendo alimentado pelo gerador. 

Faça uma Limpeza

Para evitar inundação no seu condomínio no período de chuvas, lembre-se de limpar os ralos, grelhas, calhas nos subsolos, térreo e o topo do prédio. Troque as telas dos ralos das áreas comuns por onde passa água da rede pluvial, assim, você evita o entupimento do mesmo. Limpe também o poço do elevador, revisando se não há infiltração ou água empossada (ideal que tenham backup para emergência).

Verifique todos os pontos do condomínio

Sempre esteja de olho nos toldos, coberturas, telhados, luz piloto (no topo do prédio), antenas. Ver a saúde das árvores também é importante para evitar o risco delas caírem (se suspeitar de risco de queda, você deve a prefeitura).

Testar e verificar todo o sistema de iluminação de emergência, com revisão de lâmpadas e, em caso de baterias, se estas estão com vida útil adequada, caso contrário providenciar a troca.

Caso você tenha uma portaria virtual/remota, faça uma reunião com a empresa para criar um procedimento de emergência para possíveis problemas de comunicação, como duplicar a forma de comunicar acesso em caso de falta de energia.

Agora que já leu todas as dicas para proteger o seu condomínio no período de chuvas, lembre-se de fazer um “check-up” completo a cada três meses para evitar que haja problemas no futuro.

Gostou do artigo? Você encontra esta e outras dicas no blog da Rede Provectum!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar e recomendar conteúdo. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.