Como se livrar de traças no armário

Você que já encontrou traças no armário deve ter notado que alguns dos objetos aparecem com um buraquinho que não estava ali antes, furos nos documentos ou danos nos papéis de parede e estofados. Apesar de serem “inofensivas” (não causando qualquer tipo de doença, por exemplo), elas fazem um estrago e tanto nos objetos, por isso, sempre que você perceber qualquer diferença nas roupas, já sabe que tem traças no armário.

Existem dois tipos de traça: Thysanyra e a Lepidoptera. A primeira tem um corpinho alongado e achatado, lembrando uma barata bem pequenina. Ela se alimenta do amido encontrado na cola de papéis de parede, nas roupas, lençóis e tecidos de cortina, por exemplo. Já a Lepidoptera se transforma em mariposa na fase adulta e, assim como a Thysanyra, tem preferência em se esconder e proliferar em locais escuros e úmidos, se alimentando também do amido.

Selecionamos algumas dicas do que você pode fazer para proteger as suas roupas e outros objetos!

Se livrando de traças no armário

Antes de mais nada, sempre lave as suas roupas antes de usar ou guardar dentro do armário, já que elas podem ter ovos de traça grudados nas mesmas. Caso você tenha usado alguma peça de roupa, não guarde novamente, pois restos de pele e suor atraem as traças.

Ao limpar o seu armário, lembre-se de limpar os cantos escuros e úmidos, já que é onde elas geralmente ficam, e, se possível, passe um aspirador de pó para se certificar de que a limpeza foi eficaz.

Para manter o seu armário livre de traças, nunca use o inseticida que estamos acostumados, pois a sua roupa pode estragar devido ao veneno. Para isso, ferva em uma panela uma xícara de água com 20 cravos-da-índia por cinco minutos e coloque em um borrifador. Quando a mistura estiver na temperatura ambiente, borrife no armário e deixe secar por completo. Outra dica é colocar nas gavetas e nos armários um saquinho de tule com cravos-da-índia para evitar que elas apareçam.

Você também pode utilizar pedrinhas de naftalina ou cânfora, podendo ser colocadas nos armários. E quem não gosta do cheiro dessas substâncias, pode optar pela essência de lavanda.

Gostou das dicas que demos sobre como se livrar de traças no armário? Entre agora no blog da Rede Provectum e confira outras dicas interessantes!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar e recomendar conteúdo. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.