Benefícios de Alugar um Apartamento Mobiliado
A Rede Provectum conta com uma ampla variedade de apartamentos mobiliados para locação em Campinas,..
O Cambuí é um dos bairros mais antigos e tradicionais de Campinas. Considerado hoje uma região nobre, que mistura imóveis mais antigos com outros de alto padrão, ele possui um diversificado comércio e várias linhas de transporte público.
Surgimento
A história do Cambuí se confunde com a fundação de Campinas. No local onde atualmente se encontra a Praça 15 de Novembro (antigo Largo de Santa Cruz) havia um descampado onde se formou um dos primeiros núcleos urbanos da cidade, no século XVIII. Próximo a ele havia outro descampado (onde hoje está construído o viaduto "Laurão", junto à Avenida Princesa D´Oeste) e havia um caminho (mais ou menos onde hoje está a rua Coronel Quirino) que ligava os dois descampados.
Esse caminho era repleto de arbustos chamados "cambuís". A área passou a ser chamada pela população de "cambuizal", dando origem ao nome Cambuí a essa região.
Por ser um pouco afastado do lugar onde a cidade nasceu (junto à atual Praça Bento Quirino, em frente à Basílica do Carmo, no Centro), a região do Cambuí abrigou uma população marginalizada durante boa parte do século XIX. Ali surgiram cortiços e casas de comércio para atender aos tropeiros que por lá passavam, viajando entre São Paulo e Goiás. Nesse núcleo surgiram depósitos, olarias, entre outros serviços. Lá também ficavam a forca e o pelourinho.
Expansão
Tudo isso mudou com a chegada em Campinas das estradas de ferro da Companhia Paulista e da Mogiana, na década de 1870. A elite local passou a ocupar chácaras e terrenos do atual Cambuí. Com isso, no começo do século XX o bairro passou a ter outra atmosfera, reunindo chácaras e mansões. Um processo que se estendeu até meados do século XX.
Verticalização
A partir da década de 1950, contudo, o bairro voltou a sofrer uma nova transformação. Foi o início do processo de verticalização do Centro, que até hoje segue em marcha. Casarões e palacetes no Cambuí passaram a dar lugar a edifícios de alto padrão. Em seu rastro, para atender a esse crescente número de moradores, o comércio ganhou força no bairro, formando-se uma ampla rede de serviços.
Hoje o bairro mantém essa característica, sendo um dos mais verticalizados de Campinas. Ele é uma ótima opção de moradia para quem busca um local com comércio diversificado e pouca necessidade de usar o carro para se deslocar. Do ponto de vista imobiliário, prevalecem imóveis como apartamentos residenciais e escritórios comerciais. Os preços variam conforme a idade e o tamanho dos imóveis, oscilando entre alguns mais acessíveis (sobretudo os menores e mais próximos ao Centro) e outros de custo elevado.
Imagem: Ipês lilás na rua Coronel Quirino (Felipe Micaroni Lalli - CC-BY-SA)