Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI): Tudo o que você precisa saber.
O ITBI é um imposto obrigatório que faz parte do processo de compra de um..
A compra dos mais variados itens por meio de leilão, cresceu consideravelmente nos últimos anos. São diversos produtos, como eletrônicos, motos, carros e até caminhões, com preços convidativos para se fechar negócio. Casas, apartamentos e lotes, também fazem parte desse mercado, com valores mais baixos e acessíveis para o consumidor concordar sem pensar duas vezes. No entanto, será que essa prática, realmente vale a pena? Será mesmo um bom negócio? Quais os riscos de comprar um imóvel de leilão?
Continue e leitura do artigo e descubra mais sobre essa prática!
Como em todos os leilões, um bem, no caso o imóvel, é oferecido a um grupo de pessoas. Quem ofertar o maior valor recebe o direito de adquiri-lo.
Em alguns casos, é comum que durante essas negociações, o antigo proprietário não concorde com a venda. Para compradores inexperientes, isso pode gerar grandes problemas.
Os riscos de comprar um imóvel de leilão depende do tipo de leilão que o investidor está participando. Se a escolha for por leilões judiciais ou extrajudiciais, o lucro é maior, mas com um risco maior. Já o leilão de venda direta, o lucro é menor, mas praticamente sem nenhum risco. Antes de ingressar em um, converse com pessoas do mercado imobiliário e corretores de imóveis.
Para os riscos serem reduzidos, verifique algumas etapas antes de embarcar em qualquer leilão:
As etapas mencionadas acima, devem acontecer antes da preparação do leilão.
A maior vantagem em adquirir um imóvel de leilão é a economia, por conta das grandes chances de comprar uma casa a um valor abaixo do que é praticado no mercado, podendo conseguir descontos de até 60%.
É comum em leilões, não haver acordo entre as partes envolvidas na contratação. Encontramos casos de pessoas que arremataram o imóvel se depararam com o antigo dono no local. Mesmo que você tenha direito sobre o imóvel, o ocupante pode entrar na justiça e demorar anos para sair da propriedade. Uma situação que ninguém gostaria de passar.
Como já comentamos nesse artigo, conte com a ajuda de profissionais especializados nesse tipo de negociação. Assim você fica um passo à frente dos imprevistos.
Se surgiu uma oportunidade e você acha ser um bom negócio, visite a propriedade. Conheça as condições reais do imóvel, colocando em prática tudo o que falamos aqui. Se o leilão não for um bom negócio para você, conheça nossas opções disponíveis pela região e realize seu sonho conosco.
Visite agora mesmo nosso site ou fale conosco pelo WhatsApp e encontre a casa dos sonhos para sua família.