Dicas de mudança: como mudar de imóvel de forma tranquila!

Mudanças de imóvel são comuns, seja por motivos profissionais ou pessoais. São tantos os preparativos e a logística que envolvem uma mudança, que é normal que surjam alguns contratempos e imprevistos. Mas, com um bom planejamento e organização, é possível fazer uma mudança de imóvel sem complicações e muito menos estresse.

Se você está prestes a mudar de casa ou apartamento, confira abaixo dicas incríveis que vão te ajudar a fazer uma mudança tranquila:

1. Faça um checklist dos itens para levar:

Uma lista de itens e tarefas a serem feitas é uma excelente forma de organizar e coordenar uma mudança. 

Para não esquecer nenhum item da lista, recomendamos que utilize o tradicional método do papel e caneta, ou mesmo um bloco de anotações no próprio celular, o importante é não esquecer nada!

Planeje a mudança e dê início aos preparativos com antecedência: não deixe tudo para a última hora, fazendo isso, você pode acabar esquecendo de detalhes importantes na mudança, o que pode ocasionar prejuízos e estresse desnecessário.

2. Pense na locação de um caminhão para fazer a mudança:

Pesquise com antecedência para evitar preços abusivos de mudanças emergenciais, escolha uma boa empresa de frete e deixe tudo preparado para que apenas retirem, transportem e entreguem os pertences no novo imóvel.

3. Organize os itens por ordem de prioridade de uso:

Após verificar o checklist das coisas que precisará levar, guarde-as em caixas organizadas por categoria e ordem de prioridade, lembre-se de deixar por último, os itens que são de uso imediato.

4. Faça uma seleção de pertences que não quer mais e doe ou venda:

Isso ajudará a economizar tempo e espaço na mudança e no novo lar.

5. Tenha cuidado com os objetos mais delicados e frágeis como vidros e porcelanas:

 Embale-os com cuidado em plástico bolha ou papel e coloque-os em caixas.

6. Peça ajuda para amigos e familiares para fazer a mudança:

Lembre-se de tomar cuidado ao levantar objetos pesados sozinho (a), peça auxílio de pessoas próximas para evitar lesões e acidentes.

7. Procure montar os móveis essenciais primeiro:

Móveis como camas, berços, mesas e guarda roupas são itens de primeira necessidade, e são essenciais para o bom funcionamento do seu novo lar, por isso, devem ser priorizados na montagem da sua nova casa/apartamento.

8. Acompanhe a realização da vistoria de entrega do imóvel:

Essa dica vale tanto para o antigo imóvel como para o novo. É nessa fase do contrato que costumam surgir problemas a serem resolvidos como manutenções e revalidação de danos anteriores a sua moradia, por isso, fique atento(a) e acompanhe de perto esse processo.

9. Fique atento às datas limites para devolver chaves e documentos do imóvel antigo:

Esse procedimento evita multas e desgastes nas relações. Encerre o contrato de maneira amigável, cumprindo suas obrigações contratuais.

10. Entregue o imóvel limpo e em boas condições de uso:

Atente-se a todas as manutenções que devem ser feitas antes da vistoria final, como pintura, tapar buracos nas paredes, consertar danos em torneiras, maçanetas, etc.

Aproveite para fazer uma limpeza geral no imóvel antigo após todos os pertences terem sido retirados e verifique se ainda há danos a serem consertados. Isso definitivamente irá poupar situações de estresse ao final do contrato.

Bem, agora que você já sabe como ter uma mudança mais tranquila, que tal colocar a mão na massa?

Aplique as dicas que deixamos aqui e depois nos conte se funcionou para você.

Gostou dessas dicas?

Continue nos acompanhando nas redes sociais para saber mais, estamos no Facebook e no Instagram.

Ainda tem dúvidas? Fale conosco que te ajudaremos em todas as etapas da busca do imóvel perfeito!