Mini horta em casa: como fazer a sua

Já pensou em ter a sua própria mini horta em casa? É um hobbie perfeito para ficar mais conectado com a natureza, além de trazer vários benefícios para você e sua família, como a purificação do ar, um antidepressivo natural e ajuda a acalmar a ansiedade. Perfeito para o momento em que vivemos, certo?

E o mais legal da mini horta é que você pode colocar na varanda, na cozinha, suspensas no jardim ou no chão e não precisa de muita coisa para montar, já que você não necessita ser um expert na jardinagem. Quanto ao material utilizado, há várias opções, como latinhas de alumínio reutilizáveis, vasos, canos de pvc, até mesmo canecas se quiser.

Ao escolher o local, é importante que seja em um espaço arejado, e que o Sol não fique tão diretamente nas plantas (o recomendado é pelo menos quatro horas diárias de incidência solar). Na hora de cultivar, você pode colocar duas plantas que precisem de cuidados semelhantes no mesmo vaso e não se esqueça de etiquetar cada vaso para você não esquecer onde que você semeou as hortaliças.

Na hora de escolher a terra para o plantio, a solução mais simples é comprar uma terra preparada universal, que você encontra em lojas próprias para o cultivo de plantas, viveiros e em alguns supermercados. Com o tempo e aprendizado, você consegue entender melhor como cada planta corresponde ao tipo de plantio, melhorando a sua forma de cultivar para que elas durem bastante.

Na hora de montar um vaso, você precisa colocar uma primeira camada de argila (pequenas pedras de argila arredondada), em seguida coloque um pouco de areia em uma fina camada para cobrir a camada de argila. Cubra com a terra e pronto! Você pode começar a plantar (seja com uma muda ou com uma semente).

Uma dica interessante para quem está querendo começar a plantar uma mini horta em casa, você pode começar pelo básico com as seguintes plantas:

  • Manjericão
  • Alecrim
  • Cebolinha
  • Salsinha
  • Hortelã

Com o tempo, você pode plantar outros tipos de hortaliças e legumes, como alface, tomate-cereja, berinjela, pimenta e outros!

Inspirações para a sua mini horta

Mini horta em casa!

Mini horta em casa!

Mini horta em casa!

Mini horta em casa!

Mini horta em casa!

Fotos: Pinterest