O encanamento entupiu e a responsabilidade é de quem?

A água está escorrendo pelo teto, ou ela começa a retornar do ralo da pia? Isso quer dizer que você está com problemas nos canos. Mas você sabe de quem é a responsabilidade quando o encanamento entupiu?

Antes de mais nada, é preciso entender a causa do problema, muitas vezes por conta do descarte incorreto de materiais como restos de alimentos, óleo de cozinha, pedaços de lacres de plástico e papel higiênico. Por isso, certifique-se de jogá-los no local correto, e, no caso do óleo de cozinha, coloque em uma garrafa PET e deixe-o em lugar próprio para a sua coleta. 

De quem é a responsabilidade quando o encanamento entupiu?

É preciso ver primeiramente se o encanamento entupido for localizado verticalmente ou horizontalmente, para entender se é do condomínio como um todo ou de alguma unidade individual.

Caso a tubulação seja vertical, a responsabilidade é única e exclusivamente do condomínio, cabendo ao síndico a contratação de um prestador de serviço. Se o problema for horizontal, a manutenção fica ao encargo do condômino. Ou seja, se o problema do encanamento ocorrer no teto do banheiro, e ter como origem o apartamento de cima, a pessoa será responsabilizada e cobrada pelo conserto. 

Se você tem mais dúvidas, pode entrar em contato com o seu síndico ou até mesmo com a administradora do condomínio para te ajudar!

Quer mais artigos que possam te ajudar em dúvidas sobre o condomínio? Acesse o blog da Rede Provectum e confira!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar e recomendar conteúdo. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.