Os Principais Lançamentos Imobiliários em Campinas em 2025
Confira os principais lançamentos imobiliários da região — opções para todos os perfis, do Minha..
Na hora de comprar um imóvel na planta ou em construção, uma alternativa é o financiamento direto. Este tipo de operação é uma maneira de financiar a compra do imóvel diretamente com a incorporadora ou a construtora, sem a intermediação de um banco (daí vem o seu nome).
No financiamento direto o pagamento das prestações do imóvel é feito diretamente à construtora ou incorporadora. Pode ser uma boa saída para quem não consegue obter o financiamento de um banco, cujas regras para crédito costumam ser rígidas.
No financiamento direto é comum que as prestações sejam reajustáveis pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ou pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), ou seja, não é comum que as parcelas sejam fixas. É preciso prever os seus reajustes para não ficar inadimplente. Em contrapartida, por não haver um elemento intermediário, os custos bancários são eliminados e as parcelas podem ser menores do que as dos bancos.
Por outro lado, como a capacidade financeira das incorporadoras e construtoras não é tão grande como a dos bancos, os prazos de financiamento costumam ser mais curtos, podendo chegar a até 120 meses (10 anos). Financiamentos bancários podem chegar a até 30 anos.
A aprovação do crédito também costuma ser mais simples no financiamento direto, pois as empresas não fazem tantas exigências como os bancos. Por outro lado, é necessária muita prudência ao negociar com uma construtora ou incorporadora. Procure empresas com credibilidade e boa saúde financeira comprovada para que você minimize o risco de falência de uma empresa deste tipo antes da entrega das chaves e da escritura.
Por esses motivos, indicamos a você que está prestes a realizar seu sonho muita pesquisa, sempre comparando e negociando taxas e preços para obter as melhores condições. Não é fácil, mas com certeza lhe trará grandes vantagens.
Imagem: iStock