O que fazer em Valinhos?

Pontos turísticos que você precisa conhecer!

Valinhos, a Capital Nacional do Figo Roxo e maior produtora de goiaba de mesa do país, também é lembrada por seus visuais encantadores, repleta de áreas verdes, trilhas, cachoeiras, serras e muito ar puro em meio a natureza e diversificados espaços de lazer.

Muito procurada por sua fama no agroturismo, festas do figo, da uva, do morango, do caqui e sua gastronomia.

A cidade de Valinhos também possui grande valor histórico, e tais histórias podem ser contadas através dos casarões, fazendas, museus, monumentos, obras de arte que sobreviveram ao tempo e representam o crescimento do estado de São Paulo, o ciclo do café, a imigração, a ferrovia, entre outros aspectos.

A cidade é terra natal do compositor, cantor e ator Adoniran Barbosa, que inclusive, inspirou a fundação do Centro de Artes Cultura e Comércio Adoniran Barbosa, que leva seu nome em homenagem a sua grande contribuição artística. Lá ocorrem eventos especiais gratuitos como exposições e encontros de automóveis, motoqueiros, entre outros.

Também é importante destacar que Valinhos é uma cidade tranquila e, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz, que divulgou um estudo inédito sobre a violência nas cidades, Valinhos ficou na terceira colocação de cidade menos violenta do Estado de SP, um dos fatores que favorecem a cidade como uma das melhores para se morar.

Conheça agora, alguns pontos turísticos que você precisa conhecer em Valinhos!

Festa do Figo e Expogoibada

A Festa do Figo e a Expogoiabada, realizadas em conjunto no Parque Municipal de Feiras e Exposições, são os maiores eventos da cidade, com entrada gratuita e estacionamento. 

O evento conta com:

  • Variados shows e estilos musicais que animam o público ao longo dos 14 dias do evento;
  • Parque de diversões que também se instala no local durante a realização do mesmo.

É possível experimentar variadas opções de comida local na praça de alimentação disponível para os visitantes do evento.

A festa também possui um espaço dedicado à feira de artesanato, onde você pode encontrar desde lembrancinhas do evento até a objetos exclusivos de decoração para sua casa.

O mais legal é que parte dos valores arrecadados no evento possuem como destino a caridade. 

É uma festa tradicional de Valinhos e uma ótima oportunidade para que produtores exponham seus produtos.

O evento acontece entre os dias 20/01 a 04/02, anualmente.

Alem da exposição das frutas também é possível conhecer um pouco da história da cidade e dos imigrantes. 

Vale a pena conhecer!

 

CLT – Ayrton Senna da Silva

O CLT – Centro de Lazer do Trabalhador Ayrton Senna, é um Parque em Valinhos que possui quiosques com churrasqueiras à beira do lago, pedalinhos, além de quadra de tênis, rampas para barco, campo de futebol, playground e muita área verde, ideal também para passeios em família.

É bastante frequentado pela população e visitantes para passear, se exercitar e espairecer.

O Parque fica localizado na Av. Dr. Altíno Gouvêia, 878, Jardim Pinheiros, Valinhos – SP, e abre diariamente, das 06:00 às 18:00.

 

Parque dos Lagos

O Parque dos Lagos possui uma área de cerca de 65 mil metros e foi revitalizado, recentemente e reinaugurado em 2019, em parceria com o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev).

Lá é possível fazer caminhadas, relaxar e sentar em um dos bancos e quiosques de sombra, ou mesmo aproveitar os equipamentos de lazer. O cenário contempla três lagos rodeados de árvores, que podem ser frequentado pelos visitantes.

O parque possui área de administração, banheiros, dois quiosques, muitas árvores e uma pista de caminhada de 1.011 metros de extensão. 

Um ótimo lugar para passeios em família, prática de atividades físicas e relaxamento.

Fica localizado no Jardim dos Manacás e, permanece aberto ao público diariamente, das 7:00 às 17:00.

Feira Arte na Praça

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura e Desenvolvimento Econômico, proporcionam ao público aos domingos na Praça Washington Luís a Feira Arte na Praça, sempre a partir das 9:00 às 13:00.

Na feira além de barracas permanentes de artesanatos e exposições, há muita comida boa de rua, hortifrutis direto dos produtores locais, doação de pets e outras atrações como rodas de capoeira e projetos culturais.

 

Camping do Macuco

O Camping do Macuco de Valinhos é uma excelente opção de lazer e esportes radicais, como a canoagem, e você pode visitá-lo mediante reservas. 

É possível acampar ou apenas passar um dia por lá, aproveitando atrações como toboáguas, piscinas e lagos. 

É uma ótima opção para toda família, e ideal para as crianças que adoram piscina e brincadeiras!

O contato com a natureza favorece a conexão com o que realmente importa: o descanso e relaxamento merecidos! 

Os chalés incluem banheiro, energia, geladeira, iluminação, ventilador, antena para TV, varanda, churrasqueira e garagem.

Consulte a disponibilidade, horários e demais regras antes de fazer sua reserva.

O Macuco Lazer e Park Aquático localiza-se na Estrada Municipal Governador Mário Covas, KM 4,6  S/N Bairro Macuco, Valinhos/SP.

 

Agroturismo da zona rural 

Os produtores de frutas de Valinhos utilizam o agroturismo como fonte de renda, sendo uma das atividades que compõem o terceiro setor mais ativo e de maior crescimento da cidade, como também do país.

As estradas vicinais da região foram pavimentadas, visando explorar o potencial turístico da região, atrair visitantes apreciadores da cultura local e valorizar o trabalho rural.

É possível encontrar atividades de agroturismo que incluem passeios, onde os visitantes tem a oportunidade de conhecer as mais de 400 chácaras produtoras de uma grande diversidade de frutas e os processos produtivos de algumas delas.

Também produzem doces, vinhos e licores na região dos bairros de Reforma Agrária, Macuco e Capivari.

Quer conhecer mais sobre Valinhos? 

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas na cidade e ficar por dentro de todas as novidades!

Continue acompanhando nosso blog, em breve, traremos mais conteúdos interessantes como esse!