Os Principais Lançamentos Imobiliários em Campinas em 2025
Confira os principais lançamentos imobiliários da região — opções para todos os perfis, do Minha..
Ter uma casa própria é o sonho de muitos brasileiros, mas adquiri-la à vista nem sempre é possível. Em meio às dificuldades econômicas vivenciadas por cada família, a possibilidade do financiamento muitas vezes é a única saída viável.
O financiamento é oferecido por instituições financeiras públicas e privadas. Trata-se de uma linha de crédito por meio da qual a instituição repassa o valor do imóvel — a quantia total ou parte dela — para o vendedor.
A partir do momento em que o financiamento é liberado, o comprador se torna responsável por arcar com as parcelas. O prazo para o pagamento total do imóvel pode chegar a até 35 anos, a depender da quantidade de parcelas acordadas em contrato.
No entanto, antes de pensar nas parcelas é preciso se adequar aos pré-requisitos para o financiamento. Conheça mais sobre cada um deles nos tópicos abaixo.
Existem regras básicas que precisam ser obedecidas para que se possa solicitar uma linha de crédito para financiar um imóvel. Sem segui-las, não é possível ter a aprovação da instituição financeira.
São elas: maioridade civil; comprovação de renda suficiente para pagamento das parcelas; prestações que não ultrapassem 30% da renda familiar do comprador; não ter o nome incluído em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.
Outro passo importante é ter em mãos os documentos necessários a serem apresentados na instituição financeira responsável pelo financiamento.
Após escolher a instituição com as melhores condições de financiamento, será preciso apresentar os seguintes documentos: originais e cópias de RG e CPF; comprovante do estado civil; comprovante de renda; documentos do cônjuge, caso seja casado ou esteja em uma união estável.
Com a apresentação dos documentos concluída, a instituição financeira inicia a análise de crédito. Trata-se de um processo burocrático que dura, em média, 15 dias.
Após o financiamento ser liberado, o contrato é disponibilizado para assinatura e o pagamento das parcelas se inicia.
Com o contrato em mãos, o comprador precisa registrá-lo em um Cartório de Registro de Imóvel. Esse passo é importante pois é através dele que o comprador passa a ser reconhecido legalmente como proprietário do imóvel adquirido.
O pagamento dos impostos são incluídos nessa fase do financiamento. É nesse momento que o comprador precisa honrar com o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), a taxa para registro do imóvel em cartório e a tarifa de avaliação do imóvel paga à instituição financeira.
Os custos relativos ao ITBI e ao registro em cartório representam cerca de 5% do valor total do imóvel e, em alguns casos, podem ser incluídos no valor do financiamento, havendo aumento no valor das parcelas e dos juros.
Agora que você está informado sobre questões básicas que antecedem o financiamento de um imóvel, já pode dar o próximo passo e iniciar as buscas pela casa ou apartamento que cabe nos seus planos.
Nós, da Rede Provectum, podemos te ajudar! Somos referência no mercado imobiliário e contamos com imóveis exclusivos em toda a Região Metropolitana de Campinas (RCM). Entre em contato conosco!