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Durante os últimos anos, o mercado imobiliário passou por diferentes mudanças. Por isso, saber quais são as principais projeções e tendências para os próximos anos é essencial para quem está planejando investir em algum imóvel ou para aqueles que atuam no setor.
Com especulações de que o cenário de 2023 vai estar mais favorável para novos investimentos, você precisa se preparar para lidar com esse novo contexto.
Não só alterações nas empresas, como do público-alvo, que podem apresentar mudanças para um novo ano.
De acordo com uma pesquisa realizada pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o cenário imobiliário para 2023 se mostra super aquecido e com boas oportunidades de investimentos.
Segundo a pesquisa, 47% dos entrevistados preferiam comprar um apartamento. Desses, no entanto, somente 38% concluíram a compra.
Já em relação a fechamento de contratos de casas, 64% dos entrevistados tiveram interesse, mas apenas 31% se tornaram donos do próprio imóvel.
Além disso, 75% deles compram imóveis para uso próprio, contra 25%, que utilizam a propriedade como investimento.
Já em relação ao cenário financeiro do país em 2023, o Banco Central estima um aumento da inflação em 5%. Com o teto de meta estabelecido de 4,75%, isso pode representar um certo aumento nas taxas de juros.
Outro fator decisivo que pode ser alterado com essa possível previsão é a decisão de bancos em autorizar empréstimos. Por isso, as empresas do ramo imobiliário precisam se adequar para conseguir atrair seu público, com melhores propostas de financiamento.
Uma das palestras promovidas pela Conecta Imobi 2022, as projeções para os futuros consumidores para o mercado imobiliário brasileiro são as seguintes:
Os dados demonstram que o mercado imobiliário deve ter maior atenção para um público consumidor mais velho e feminino, para garantir mais chances de bons negócios.
Isso é mais uma oportunidade para que as empresas do setor foquem sua comunicação para esse público, de modo a aumentar a lucratividade nos próximos anos.
Devido à pandemia, muitas pessoas precisaram mudar suas rotinas. Encontros de confraternização e a dinâmica de trabalho passaram a ganhar mais espaço em ambientes caseiros.
Com a necessidade de passar mais tempo em casa, o investimento em imóveis mais confortáveis, aconchegantes e modernos são uma das principais tendências que devem vigorar por muito tempo.
Propriedades maiores, com espaços abertos e com contato com a natureza, além de disponibilidade de cômodos para o trabalho em home office podem ser um dos mais procurados para o ano de 2023.
É importante que as imobiliárias estejam prontas para lidar com possíveis mudanças no quadro brasileiro.
Mesmo que as previsões de 2023 estejam favoráveis, profissionais devem acompanhar o cenário continuamente, sobretudo para possíveis alterações que possam acontecer durante o segundo semestre do ano seguinte.
Observar como o mercado se comporta no primeiro semestre também é essencial para conseguir manter um bom planejamento para o ano.
O uso de dados como aliados neste processo pode ser favorável. Por isso, aproveitar a opinião e informações que os clientes já possuem em relação ao mercado e aos serviços oferecidos ajuda (e muito!) na elaboração de estratégias mais eficientes.
Aliado a isso, a elaborar de contratos e focar em atendimentos personalizados podem ser uma solução para a alteração da taxa de juros e índice de inflação no país.
Colocar o cliente mais perto do processo de negociação e fortalecer o relacionamento entre os dois lados também é outra estratégia indispensável para garantir a permanência ou chegada de novos consumidores.