Os Principais Lançamentos Imobiliários em Campinas em 2025
Confira os principais lançamentos imobiliários da região — opções para todos os perfis, do Minha..
Quando o assunto é adquirir um imóvel como forma de investimento financeiro, a primeira dúvida que costuma surgir é: qual é a melhor opção, casa ou apartamento?
Antes de mais nada, é importante pontuar que o imóvel ideal tem relação com as necessidades e condições que cada família dispõe. Sendo assim, não existe uma única opção que funcione para todas as pessoas.
Comprar um apartamento pode ser a melhor opção a depender do perfil da pessoa. Adquirir uma casa, por sua vez, também pode ser o ideal.
Por isso, antes de realizar a escolha é importante alinhar o orçamento e as expectativas. Nesse ponto, é importante analisar as próprias finanças para saber o que o seu bolso é capaz de pagar e observar o que cada opção oferece para entender qual delas se alinha às suas expectativas.
Para te ajudar nesse processo, separamos os prós e os contras de cada opção. Confira abaixo!
Zero ou baixo custo com reformas: ao adquirir um apartamento, os gastos com reformas são baixos ou inexistentes quando comparados à compra de uma casa — tanto pelo tamanho do imóvel, quanto pela possibilidade de adquirir um apartamento recém-construído.
Espaço pronto para morar: o processo de mudança para um apartamento recém-construído costuma ser mais rápido, o que beneficia o comprador que adquiriu o imóvel para obter lucros por meio do aluguel.
Segurança: apartamentos são opções bastante procuradas por locatários por serem mais ambientes mais seguros para se viver e, por isso, investir neles é uma boa opção.
Área de lazer: a maior parte dos apartamentos oferece aos moradores opções de lazer dentro do condomínio, o que se torna um atrativo para o aluguel.
Espaço reduzido: os apartamentos costumam ter um tamanho reduzido, o que pode não ser um problema para alguns candidatos à locação, mas pode ser para outros.
Ausência de quintal: embora existam opções de apartamento com quintal, esses costumam ser apenas os que estão situados no primeiro andar. Além disso, não são opções facilmente encontradas em qualquer empreendimento e os quintais são pequenos. O mais comum é que os apartamentos não tenham quintal e em alguns casos não disponham nem mesmo de sacada. Isso pode ser um empecilho para locatários que priorizam esses espaços.
Convivência com vizinhos: há locatários que se sentem incomodados com a ideia de ter uma convivência próxima com vizinhos, típica da vida em apartamentos. Isso porque a proximidade entre os imóveis obriga a ter paciência com ruídos e outros incômodos gerados pela vizinhança.
Ausência de inquilinos: investir em um apartamento pode ser um problema caso o comprador passe longos períodos sem alugar o espaço, o que o obrigará a se responsabilizar pelos custos com o condomínio.
Espaço maior: um dos atrativos das casas para os inquilinos que as tornam boas opções de investimento para quem deseja adquiri-las para posteriormente alugá-las é o espaço, já que esses imóveis costumam ter cômodos mais amplos.
Disponibilidade de quintal: são raras as casas que não oferecem nenhum tipo de quintal. Embora o tamanho deles se diferencie a depender do imóvel, a maior parte das casas oferece quintais que são atrativos na hora de disponibilizar o imóvel para o aluguel.
Opções em lotes ou condomínio: ao optar por investir em uma casa, pode-se desfrutar da vantagem de escolher uma casa em um lote dentro de um bairro ou em um condomínio fechado, o que abre um leque de opções maior para o comprador.
Ausência de custos com condomínio: manter a casa vazia por um tempo devido à ausência de candidatos à locação não é um problema significativo porque, embora o proprietário não se beneficie de uma renda extra, não precisa ter gastos com condomínio.
Preço: o preço de uma casa à venda pode ser bastante superior ao custo de um apartamento e, por isso, o investimento costuma ser mais alto, o que não necessariamente é um problema, mas sim um fator a ser considerado ao alinhar as expectativas de investimento com os recursos financeiros disponíveis para investir.
Necessidade de reformas: se a casa estiver em condições ruins, reformas se fazem necessárias e podem ser custosas por conta do tamanho do imóvel.
Segurança: embora existam formas de proteger uma residência (como cerca elétrica e alarmes), as casas são opções que oferecem menos proteção do que os apartamentos e isso pode ser um empecilho na hora de encontrar um locatário.
Saber se a melhor opção para investir está na compra de um apartamento ou de uma casa é algo que apenas você poderá fazer.
Com as informações básicas em mãos, agora é o momento de analisar seu próprio perfil, levantar os recursos dos quais dispõe e fazer a escolha que se alinha com suas expectativas e condições financeiras.
Após decidir em que tipo de imóvel irá investir, é possível passar para o próximo passo: a escolha da propriedade. Para isso, disponibilizamos um banco de dados com imóveis exclusivos e oferecemos condições especiais de negociação.
Entre em contato com um dos consultores da Rede Provectum e faça a escolha que melhor se alinha aos seus objetivos!