Os Melhores Apartamentos no Parque Industrial em Campinas
Na Rede Provectum, temos uma ampla seleção de apartamentos no Parque Industrial para atender diferentes..
Durante o fechamento de um contrato de locação, é comum o cliente querer saber todos os custos presentes no aluguel. Afinal, esse valor é composto por diferentes serviços, sendo um deles a taxa de condomínio.
E, como essa taxa é debitada mensalmente, alguns condôminos podem ter dúvidas sobre a utilidade desse valor. Por isso, vamos te explicar o que é a taxa de condomínio e qual a sua importância.
A taxa de condomínio é uma cobrança mensal feita pela administração do edifício ou condomínio. O valor, que deve ser pago pelos moradores e pelo locatário, contribui para a
melhoria das instalações do local.
Além disso, o pagamento dessa taxa é obrigatório a todos os residentes, segundo a Lei do Inquilinato. Ou seja: se não for quitada, a cobrança pode gerar advertências e multas aos condôminos inadimplentes.
Nesse sentido, é importante que, ao negociar as condições de locação, você insira o valor dessa taxa no seu orçamento para evitar futuros problemas. Somente dessa forma, você poderá contribuir para a melhoria do seu prédio ou condomínio.
As imobiliárias sempre devem deixar o comprador ou locatário cientes sobre a taxa de condomínio no momento da negociação. Dessa maneira, é possível evitar surpresas com acréscimos de custos no valor do aluguel.
Todo condomínio ou edifício necessita de reformas para garantir o seu correto funcionamento. Alguns serviços são essenciais para manter o ambiente mais agradável e em boas condições para que todos os moradores possam aproveitar sem problemas.
A taxa é utilizada para direcionar recursos financeiros à manutenção e à mão de obra. Confira o que ela garante:
Através do pagamento dessa taxa, todos os condôminos contribuem para a contratação de bons funcionários. Assim, todos podem aproveitar os serviços de portaria, limpeza, segurança e até mesmo jardinagem.
Com o tempo, é comum que o prédio ou condomínio apresente problemas em sua estrutura. Por esse motivo, a taxa de condomínio também pode ser utilizada para arcar com os custos de manutenção.
Esse valor pode ser usado para comprar peças de reposição, solicitar serviços e pagamento da mão de obra. Assim, caso ocorram problemas no local, os administradores terão os recursos necessários para resolver a situação.
O pagamento da taxa de condomínio também serve para cobrir custos com questões administrativas do condomínio ou prédio. Isso significa que o valor é utilizado para pagar encargos bancários e tarifas de cobrança que se aplicam ao local.
Viu só como a taxa é importante tanto para moradores quanto para o local?
Mas, dependendo do espaço em que você mora ou dos serviços necessários, o valor da taxa pode variar. Então, se você não quer ter nenhuma surpresa no recebimento do seu aluguel, é importante saber como calcular.
Como cada condomínio ou prédio precisa de serviços e manutenções diferentes, pode ser complicado chegar a um valor exato e universal. No entanto, você pode fazer um cálculo que se aproxima do valor previsto para os próximos meses.
O primeiro passo é saber o orçamento anual que o local utiliza em gastos essenciais. Alguns desses valores estão relacionados a pagamento de funcionários e serviços essenciais, como dedetização, energia elétrica e limpeza.
Ao ter o valor total em mãos, é necessário dividir o valor pelo número total de residências disponíveis no prédio. Esse número deve ser dividido entre o período em que o morador irá ficar no condomínio.
Caso a sua permanência no local seja de um ano, por exemplo, divida o total por 12. Assim, é possível verificar, aproximadamente, qual o valor da taxa de condomínio.
Caso surja alguma dúvida, peça ajuda da sua imobiliária. Dessa forma, você tem segurança e certeza sobre os valores que está pagando.
A Rede Provectum está disponível para te ajudar! Oferecemos toda assistência que você precisar para encontrar seu novo lar. Entre em contato com um de nossos representantes e confira nossos imóveis disponíveis.