Como Calcular Reajuste de Aluguéis pelo IGP-M?
Aprenda como calcular o reajuste de aluguéis pelo IGP-M de forma simples e correta. Entenda..
Com as mudanças no cenário econômico do país, muitas famílias buscam ter estabilidade quando se trata de moradia. Afinal, ter um imóvel próprio significa ter maior liberdade e segurança sobre sua residência.
É o que demonstra uma pesquisa recente feita pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica.
Segundo o estudo, a cada 10 brasileiros, três querem realizar o sonho da casa própria. Além disso, 4% dos entrevistados informaram que já estão monitorando as unidades disponíveis para venda e 7% realizam pesquisas de imóveis pela internet.
Esses dados demonstram um cenário favorável para empresas imobiliárias que desejam aumentar o número de vendas.
Segundo a pesquisa da Abrainc, os principais motivos por trás do aumento do interesse por imóveis próprios são:
Outros dados divulgados pela pesquisa mostram qual o tipo de imóvel mais desejado pelos brasileiros.
Mesmo com o crescimento de apartamentos em grandes cidades, o interesse do público em casas ou sobrados também ganhou destaque, com 31%, em relação a 41% que querem comprar um apartamento.
Esse desejo pode ser reflexo dos últimos anos, em que as pessoas começaram a passar mais tempo em casa e agora, querem aproveitar a vida em espaços abertos e em contato com a natureza.
Nesse sentido, as imobiliárias podem aproveitar esse interesse para investir em imóveis abertos, com terrenos grandes.
Ter um imóvel próprio é um bom investimento para aqueles que querem ter maior controle de gastos e também de planejamento futuro.
Ser dono de uma propriedade significa ter maior autonomia para realizar obras e decorar o ambiente da forma que preferir. Alguns imóveis alugados não autorizam mudanças, como pinturas ou demais alterações do local.
Além disso, o aluguel de residências também pode sofrer com reajustes em consequência de fatores como a inflação.
Já com o financiamento de um imóvel, o dinheiro que seria destinado a pagar o aluguel pode ser usado para quitar as parcelas da casa própria.
Outro motivo para ser proprietário de uma casa própria é a possibilidade de usar ela da maneira que preferir, seja para morar, abrir um pequeno negócio ou até mesmo para alugar.
Para se tornar proprietário de um imóvel próprio, é possível investir em diferentes alternativas:
O financiamento de imóveis é uma boa forma de ter uma casa própria se a pessoa não possui grandes recursos e quer um local novo para morar.
Por meio de um contrato, o comprador paga um valor de entrada ao atual dono do local, além de parcelas com um prazo final.
Após o pagamento de todas as prestações, a residência passa a ser do contratante. Porém, é preciso evitar o atraso do pagamento das parcelas, com risco da perda do local.
O repasse de contrato acontece quando um comprador de imóvel desiste da compra e passa o financiamento em andamento para outra pessoa.
Assim, o novo interessado no local assume as prestações seguintes. Quando o local for quitado, o vendedor deve ir até o cartório e passar a residência para o nome do novo proprietário.
O processo de repasse envolve quatro partes: o banco, o proprietário legal do imóvel, o vendedor que desistiu da venda e o comprador, que irá assumir as parcelas do financiamento.
Todo esse processo é feito por uma análise de contrato, avaliação do local e a transferência legal dele.
Para quem deseja um imóvel para chamar de seu e não quer investir altos valores em um local novo, comprar uma residência usada pode ser a solução.
Como alguns proprietários podem levar um tempo para conseguir vender suas casas, é comum que eles abaixem o preço, numa tentativa de atrair mais compradores.
Além disso, quando uma residência usada passa a ser de um novo dono, ela pode ser reformada. Dessa maneira, ao invés de gastar muito dinheiro na compra de uma casa nova, é possível economizar e direcionar parte do dinheiro a melhorias na casa.
Dessa maneira, fica mais fácil ser proprietário de um imóvel próprio e deixá-lo do seu jeito.
Seja para comprar ou vender, conte com o suporte da Rede Provectum. Seja um corretor, credenciado ou compre sua próxima residência conosco.