Apartamento para Alugar em Campinas? Temos Mais de 300 Opções Esperando por Você
Mais de 300 opções de apartamentos disponíveis para locação em Campinas, em diversos bairros e..
A formação profissional inicial tem pouca relevância para quem um dia deseja se transformar em um corretor de imóveis. Nesta matéria, três profissionais de áreas distintas e que hoje integram o quadro da Rede Provectum, empresa aberta a novos profissionais, falam do início de suas trajetórias neste ramo e dão dicas para quem deseja ingressar neste mercado altamente profissional e cheio de oportunidades.
Com 24 anos no segmento imobiliário, Cleonice Aparecida Paltanin (Nice) completou o ensino médio e começou como administradora de condomínios, passou pelas áreas de locação e vendas até descobrir sua verdadeira vocação como corretora, função que exerce com grande sucesso na Rede Provectum há oito anos. O segredo do sucesso para se destacar entre seus companheiros está “no retorno imediato e na atenção dispensada aos clientes”, conta ela, que tem como meta continuar vendendo muito mais e se posicionando entre as campeãs de vendas no emprego atual.
Já a técnica em secretariado Inês Oliveira, com passagens pelo comércio, auxiliar de crédito, caixa, recepcionista em uma escola de línguas, e na área de estética, viu sua vida profissional mudar radicalmente há oito anos após ser convidada a conhecer como era o trabalho de corretor. Incentivada por uma amiga, dividiu o dia em dois e passou a dedicar meio período para conhecer a rotina.
“Assim comecei a me identificar, pois só o fato de sair de clinicas, e conhecer pessoas novas, imóveis que são lindos eu me apaixonei”, disse. “Não sabia nem por onde começar, e muito menos que possuía o dom de vender, negociar. Foi tudo uma grande surpresa”, revela.
Há também pessoas que entram para a profissão depois da experiência própria de comprar e vender imóveis familiares. É o caso de Mônica Zancan, formada em Ciências Biológicas. Depois de 21 anos na área financeira e um período parada, ela se viu envolvida em negociações de um imóvel dos sogros, quando descobriu sua vocação para corretora de imóveis. Incentivada pelo marido, fez uma entrevista na Rede Provectum para um cargo administrativo. E foi em uma conversa que o diretor da empresa viu em Mônica uma vocação para a área, já que possuía experiência com clientes e em negociações comerciais.
“Sempre me interessei pelo ramo de compra, venda, reformas e decorações, mas jamais imaginava um dia trabalhar como corretora de imóveis”, revela. Ela estudou e tirou o CRECI, além de participar constantemente de cursos oferecidos pela empresa para se manter atualizada. “Além da satisfação pessoal, o retorno financeiro foi muito positivo. Além da rotina, pude me programar para fazer vários investimentos e viagens.”
Uma nova oportunidade
Dado o custo-benefício que a profissão apresenta, é muito comum encontrar no ramo imobiliário pessoas que exerciam atividades completamente diferentes anteriormente. Advogados, arquitetos, engenheiros, administradores e até médicos acabam ingressando na área, talvez por uma desilusão no primeiro ofício e a chance de um ofício lucrativo. “Hoje, 78% dos corretores de imóveis do Conselho vêm de outras áreas”, aponta o presidente do CRECI.
Qual a formação necessária para ser um corretor de imóveis?
Para exercer legalmente sua profissão, o corretor de imóveis precisa ser credenciado pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).
O corretor de imóveis pode requerer o diploma de bacharel em Ciências Imobiliárias, ou pode ter curso superior em Gestão Imobiliária, com duração de dois anos. Existem outras especializações, como o curso Técnico em Transações Imobiliárias, com duração de um ano. O candidato também pode fazer o Exame de Proficiência, que o habilita a ser corretor e até a montar uma imobiliária. Além disso, é exigido que o corretor imobiliário tenha conhecimentos sobre loteamentos feitos pelo governo e sobre a arquitetura urbana.
Corretor: o Cartão de visitas da empresa
Hoje, 27 de agosto, é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. O Corretor é, hoje, o cartão de visita de uma empresa do ramo imobiliário. Na maioria dos negócios, é ele quem dá início à relação comercial – recebendo, ouvindo e analisando o perfil do imóvel desejado pelo cliente e sua família -, até a conclusão do aluguel ou da venda daquele que vai ser a moradia dos clientes por muitos anos, sem falar da concretização de um desejo e o sonho da casa própria.
Dada toda esta circunstância, a Rede Provectum tem a noção exata da importância desse profissional, tanto para a empresa como na vida de nossos clientes. Mantê-lo atualizado, treinado e motivado é o nosso papel. Por essa razão, temos a melhor equipe de corretores de Campinas e queremos sempre os melhores profissionais.
Parabenizamos todos os corretores por esta data especial!
Luiz Bueno
Diretor